segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PIZZA 2.0

Eu tenho um sonho. 


Um sonho um pouco mais egoísta, mas alguns diriam de mesma importância. 
Em meu sonho, eu sou capaz de fazer a pizza perfeita. Não uma pizza boa, não uma pizza gostosinha, não uma pizza que poderia ser servida em um restaurante. Uma pizza perfeita, unânime, uma pizza que faça meus futuros filhos e netos torcerem o nariz para qualquer outra pizza e espalhem por aí que boa mesmo é a pizza do pai/avô. Uma pizza que será eternizada em prosas e versos, que traga a paz mundial, que encontre o fim de π(zza). Meus ancestrais contarão histórias sobre os feitos da minha pizza a beira de fogueiras por milênios, até que a própria história vire pó. 





Até o dia 29 de dezembro de 2014, eu não sou capaz de fazer essa pizza. Eu sei fazer uma boa pizza, para padrões caseiros de pizza. As pessoas sempre pedem a receita, comem, repetem e elogiam. Talvez eu esteja sendo um pouco duro com a minha pizza, que muitos dizem já ser uma excelente pizza, que é fácil de fazer, gostosa, cresce bem, foi pra uma boa faculdade, tem um emprego bom, namora uma menina ótima, visita todo final de semana e nunca mexeu com drogas. Mas, assim como pais coreanos, eu acho que exigir demais de uma pizza não pode trazer algo ruim. 

Eu tinha uma receita anterior que deixei de mão por essa (eis a explicação do 2.0 no título). Quando encontrar outra mais gostosa, coloco aqui como 3.0. Estão todos convidados a unir-se a mim em busca da pizza perfeita! 


Enquanto isso, o D & G Culinária Rizomática ltda. tem o prazer de apresentar a excelente  acima da média, muito boa mesmo, prática, congelável e fácil de fazer, Pizza Rizomática:

Tempo de preparo: 20 minutos (massa).
Rendimento: 4 discos de pizza média (fina).

Ingredientes:

1- 1kg de farinha de trigo (sem fermento) boa;
2- 5g de fermento biológico seco;
3- 600 ml de água;
4- 70 ml de azeite;
5- 2 colheres de sopa de sal;
6- 1 colher de sopa de açúcar;

Como fazer?

- Misture os ingredientes secos em uma vasilha;
- Coloque o azeite e vá colocando a água aos poucos enquanto mistura tudo com as mãos. Quando tiver uma consistência suficiente de massa. Quando estiver numa boa consistência, tire da vasilha e sove bem sobre uma mesa, pedra, pia da cozinha, enfim, a superfície que você tiver e que dê uma boa base para bater bem a massa;
- Quando estiver desgrudando das mãos e bem homogênea (uns 10-15 minutos), cubra e ponha para descansar e crescer na geladeira por 6 horas. Se a massa estiver muito grudenta, acrescente farinha aos poucos até desgrudar;
- Na hora de abrir, abra na mesa/pedra/pia com bastante farinha;
- Antes de rechear, preasse a pizza com um pouco de molho em cima por uns 15-20 minutos. Depois que rechear, é só o tempo de derreter o queijo.

Dicas: Essa massa dá pra bem mais de uma pizza, então depois de descansar ela pode se congelada (coloque em sacos separados a quantidade suficiente para uma pizza);
Dica 2: Não coloque queijo fatiado em cima da pizza. Sério. Fica ruim. Existe um motivo de pizzarias usarem queijo despedaçado, a massa respira, o molho respira, fica muito melhor. Se você não quiser comprar um pedaço de mussarela e ralar, compre o queijo fatiado, faça rolinhos e corte em tiras. 
Dica 3: Queijo demais (mesmo despedaçado) e sua pizza vai ficar ruim. Sério. E gorda. Muito gorda. 
Dica 4: Queijo sem lactose existe, e é bom demais, mas essa pizza fica muito boa mesmo sem queijo, só molho de tomate e outros recheios (principalmente funghi e cogumelos). 


Porque Martin Luther King nos ensinou que não podemos ser intolerantes, nem mesmo com intolerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário