segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

FLOR


Fiquem tranquilos, o tema do blog ainda não mudou. Não resolvemos enveredar para a jardinagem, a floricultura, ou o paisagismo. O tema ainda é comida, mais especificamente, sobremesa! Para os porto-alegrenses que costumam frequentar os restaurantes da Cidade Baixa, talvez o título não tenha soado tão estranho. A flor é uma deliciosa sobremesa, linda, mega simples de fazer e, como todas as sobremesas gostosas que têm por aí, repleta de lactose. Ainda não comentamos em nenhuma postagem anterior, mas sou intolerante a lactose (tcharammmmm!) e um dos nossos grandes desafios tem sido encontrar alternativas livres desta maldita proteína para que eu me sinta reincluída neste universo permeado de delícias de origem láctea. 

Não recebemos jabá por isso!
As sobremesas costumam dificultar um pouco mais as nossas vidas, pois doce de leite e leite condensado de soja são uma verdadeira m&rd@ extra doce. No entanto, graças ao sorvete de creme zero lactose da Sorvelândia, conseguimos ultrapassar mais esta barreira, eliminamos o Koopa Bowser e passamos para uma nova fase.
Mas não pretendo ensinar a fazer uma sobremesa sem lactose aqui. Tudo que contei até agora foi para tentar justificar o porquê de roubarmos descaradamente receitas alheias. Segue aqui, portanto, para aqueles que podem se empanturrar de leite ou que estiverem com lactase à mão, a simples receita da Flor.

Tempo de Preparo: depende muito de quantos você vai fazer. Para um só é uns 5 minutos.
Rendimento: quantos vc estiver a fim de fazer ou comer.

Ingredientes:
Sorvete de creme
Doce de leite
Biscoito negresco, oreo ou similar
Flor (sugiro crisântemo)
Copo(s) transparente(s) que se pareçam com vasos de preferência

Modo de preparo:
Tire o recheio do negresco e dê a alguma criança quando a mãe dela não estiver olhando ou, simplesmente, descarte. Em seguida, triture os biscoitos (sem recheio) - este procedimento pode ser feito de diversas formas: coloque-os em um saco e soque até que estejam como pó; ou coloque em um pilão; ou em uma caneca e fique batendo com uma colher de pau; ou, coloque em um saco plástico e coloque no bolso de trás da sua calça durante todo o dia;  ou, o mais recomendável para grandes quantidades, coloque-os em um processador ou no liquidificador usando a função pulsar. Aqueça o doce de leite em uma panela ou no microondas. Em seguida, inicie o processo de montagem (ou plantio) colocando o sorvete no fundo do copo, uma camadinha de doce de leite aquecido por cima do sorvete, o negresco triturado (como terra) e, finalmente, a flor já lavada e seca.

Obs1: Sugiro não comer a flor que decora a sobremesa.
Obs2: Para fazer sem lactose, substitua o sorvete de creme por um que seja sem lactose. Se não tiver opções industrializadas, sempre rola fazer um sorvete de banana. No lugar do doce de leite costumo não colocar nada ou colocar uma calda de chocolate de sorvete ou um pouco de chocolate meio amargo sem leite derretido. O restante segue o roteiro padrão.


Um comentário: