segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RAPIDINHAS: BATATAS DOURADAS

Todos nós concordamos que nutrição, depois do sabor e da gordice, é um aspecto fundamental do fazer culinário. Nós estamos sempre atentos em manter uma alimentação saudável e este post é uma forma de demonstrar como montar um prato equilibrado e saudável.
Muitos de nós já ouvimos nutricionistas, médicos, e tias no Fantástico ensinando como montar um prato saudável. Normalmente a discussão envolve conceitos vodu, como (esquemas de) pirâmides alimentares ou a divisão de alimentos entre construtores (proteínas), reguladores (vegetais) e energéticos (carboidratos). Nós do D & G rejeitamos essas ideias desenvolvidas por "doutores", com seus "métodos científicos" e "anos e anos de experiência comprovada ajudando pessoas a ter uma vida melhor através da alimentação". 
Através de nossas viagens ao redor do mundo, nós descobrimos que uma alimentação saudável deve se guiar por um princípio bem mais prático e de fácil compreensão.  Uma refeição equilibrada deve incluir proteína, carboidrato, verdes, batatáceos e molháceos, representadas no gráfico circular a seguir.

O círculo da vida.
Correndo o risco de causar polêmica, discordamos que batatas, mandioquinhas, mandiocas, abóboras, batata doce e similares possam ser classificadas simplesmente como carboidratos. Batatáceos são um item fundamental à alimentação diária e devem receber o devido reconhecimento. 
Sem mais delongas, vamos mostrar como fazer a fantástica, rápida (mas nem tanto) e maravilhosa batata dourada. Ela fica crocante por fora, e macia e cremosa por dentro. Ultimamente, temos deixado de mão diversos outros batatáceos em função dessa batata, o que é ruim, mas é bom. 

Tempo de preparo: 10 minutos + 40 min de forno.
Rendimento: Quanto você quiser.

Ingredientes:

-Batata bolinha (3 por cabeça, em média);
-Alecrim (fresco é melhor, mas desidratado funciona bem);
-Azeite, Sal, Pimenta do Reino;

Como fazer?

1-Lave bem as batatas e não as descasque (sério, é tipo, a melhor parte);
2-Não as descasque;
3-Corte cada batatinha em 4 pedaços de mesmo tamanho;
4-Coloque-as em uma assadeira com as cascas pra baixo;
5-Salpique com alecrim, pimenta do reino e sal a gosto. Regue com muito a quantidade de azeite que julgar mais saudável;
6- Leve ao forno alto pré-aquecido por em média 40 minutos. Aqui vai o truque: quanto mais tempo ficar no forno, mais gostoso fica. Se deixar demais, vai queimar, então fique atento após a marca dos 40 minutos. O olhometro é a melhor forma de julgar se estão boas, deve ficar algo parecido com isso:
Se você não descascar as batatas, elas ficarão boas.
E é isso. Batatas Douradas ficam excepcionais com molho barbacue e são um excelente acompanhamento para carnes grelhadas, carnes assadas, carnes cozidas, peixes grelhados, peixes assados, moquecas de peixe, fragos grelhados, assados, camarões orientais, sushi, massas italianas, pizzas, hambúrgueres, cachorros quentes, batatas fritas, purê de batata, batatas recheadas e batatas douradas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário