quinta-feira, 27 de novembro de 2014

MOSTARDA CASEIRA




Em um alegre dia do semestre passado, fomos contemplados com uma pequena amostra de mostarda caseira. O mimo veio de um colega que é estudante de mestrado e, devo confessar, mudou nossas vidas! Assim que experimentamos, uma única coisa nos passou pela cabeça: "puta que pariu, não podemos mais viver sem isso!". O potinho era pequeno e já não sabíamos mais o que fazer para conseguirmos poupá-lo. Até que em um momento de extrema lucidez e inteligência, chegamos à seguinte conclusão: "isso não deve ser difícil de fazer. Se o cara que preparou isso faz mestrado, é óbvio que nós, que fazemos doutorado, somos capazes de fazer". Este pensamento foi suficiente para nos dar a valentia necessária para comprar grãos de mostarda, procurar uma receite simples no google e encarar o desafio (bem pouco desafiador como podem ver a seguir).









Tempo de preparo - 2 dias (passivos) e 5 minutos (ativos)
Rendimento - Não faço a menor ideia, mas prometo verificar isso da próxima vez (rendeu um pote de doce de leite + um e meio de maionese pequena)

Ingredientes:
- 1 xícara de grãos de mostarda (gostamos de misturar metade d mostarda amarela, metade de grãos escuros, mas se na sua cidade estiverem usando todos os grãos escuros para auriculopuntura, pode fazer só com a amarela mesmo)  
- 1 xícara de vinho branco seco (Use vinhos tipo Sauvingnon Blanc e Chardonnay. Não use vinhos de mesa ou doces)
- 1 xícara de vinagre branco (de maçã, de álcool, de arroz...)
- 1 colherzinha de chá de sal

Como fazer?
1- Misture todos os ingredientes em um recipiente;
2- Vede bem com plástico filme e deixe quieto, fora da geladeira, por 48 horas (não adianta assistir dois episódios de Jack Bauer e achar que já vai estar pronto! MosTARDA mas não falha!!!)
3- Bata os grãos em um processador ou liquidificador até que forme uma pasta, mas ainda se vejam alguns grãos.

Obs: a mostarda em grão fresca é bem picante e até amarga. Esses sabores ficam mais leves com o tempo.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário