quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CAMARÃO CAIENA

Foi o melhor dos tempos, o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da incredulidade, e eu estava comprando goma de tapioca e peito de peru no Mercado Público porto-alegrense para a digníssima Srta. minha namorada quando vi dentre os muitos condimentos que enfeitavam a Banca 43 (visita obrigatória no turismo gastronômico da cidade) uma tal de Pimenta Caiena. O nome não me era estranho, e lembrei vagamente de uma amiga que havia me mandado uma receita tempos atrás usando essa tal pimenta - receita que eu ignorei solenemente por achar o ingrediente assaz exótico, rótulo que eu aplico a qualquer ingrediente que não esteja a venda no Supermercado na frente da minha casa. 

- Amigo, me vê 50g desse trem vermelho aí, vamos ver se presta.


Eu compro ingredientes pelo seu apelo estético. Me julgue. 



Feira feita, restava agora descobrir o que fazer com a caiena. Minha companheira potiguar faz questão de sempre ter camarão em casa, e era sábado, uma boa oportunidade para inventar algo usando o novo ingrediente e o nobre crustáceo. E por inventar algo, claro, eu quis dizer jogar no Google "pimenta caiena + camarão", olhar 2 ou 3 receitas e rizomar alguma coisa. 

Sem mais delongas, vamos aos ingredientes do exótico, apimentado, lindamente amarelo, e ridiculamente fácil de fazer, Camarão Caiena:

Rendimento: 2 porções.
Tempo de preparo: 25 minutos.

Ingredientes:

-250g de camarão cru descascado;
-1/2 limão tahiti (ou qualquer outro que você tiver, na boa);
-2 dentes de alho picado;
-1/2 garrafinha (100ml) de Leite de Coco Light (porque não muda o sabor, mas usa o que tiver);
-1 cebola pequena fatiada em quadradinhos;
-1/2 colher de chá de Açafrão em pó;
-1/3 colher de chá de Pimenta Caiena (Só?!? Só.)
-1/2 colher de sopa de gengibre ralado (colher inteira para apimentar de vez o prato) ou de gengibre em pó (testamos e funcionou!);
-2 cravos;
-1 pau de canela;
- 1/2 xícara de amendoim (pode ser triturado).
-Azeite e sal 

Como fazer? 

1- Lave bem os camarões, misture com o alho bem picado, sal e suco de meio limão e deixe pegando sabor enquanto faz o restante da receita;
2- Doure a cebola em cerca de 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande (tipo wok, mas rola uma frigideira funda) com fogo médio;
3- Coloque na frigideira o Açafrão, a Pimenta, o Gengibre ralado, o Cravo e a Canela, e misture tudo bem;
4- Bata no liquidificador o leite de coco com o amendoim.
5- Acrescente a mistura do leite de coco com amendoim e misture tudo até tomar uma cor amarelada. Deixe cozinhar brevemente até borbulhar;
6- Acrescente o Camarão (sem o caldo que ficou da marinada) e deixe cozinhar até ficar rosadinho, algo como 5 minutos. Cuidado para o camarão não ficar demais, ou poderá ficar  ficará borrachudo.
7- Camarões prontos? Desligue o fogo, acrescente os amendoins, pesque o pau de canela para evitar acidentes, e misture bem.
Pronto! Sirva com arroz branco.


Um nome mais poético poderia ser "Pinte de Açafrão", um filme indiano
muito recomendado e no qual dormimos logo no início. 

2 comentários:

  1. Sou fã número um desta receita, aliás desta delícia no prato. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mãe! Sei que você é criteriosa na escolha das delícias que entram em seu prato. Beijocas.

      Excluir