terça-feira, 25 de novembro de 2014

BOBÓ(ZINHO) DE CAMARÃO (em defesa dos liquidificadores)

Meu nome é Almog Griner, 29, e eu sou uma serial killer de liquidificadores.

Minha triste história começa numa fria noite de sexta-feira, em que eu, nordestinamente, resolvi fazer para colegas gaúchos um autentico Bobó de camarão.
Ficou excepcional (claro, adaptação da receita da mamãe), mas não sem um alto custo: o liquidificador de estimação do meu colega de apartamento (foram criados juntos, imagino que tenham nascido na mesma época) foi morto de forma trágica, envolto pelas chamas, devido à minha negligência em verificar se ele aguentaria bater a macaxeira.  :~~(
Passado o trauma, um ano depois, já com liquidificador novo e com a confiança recuperada, eis que surge a possibilidade novamente de mostrar a minha hospitalidade nordestina no Rio Grande do Sul, fazendo um legítimo Bobó para meus sogros.
Na Sexta-feira Santa mais triste de toda história, mais um liquidificador foi encontrar Jesus pelas minhas mãos. Dessa vez, a vítima foi o moderno liquidificador do meu namorado, encerrando de vez a tese de que o primeiro não havia dado conta devido à idade avançada.
Sei que karmicamente ainda devo pagar pelos meus crimes contra liquidificadores, mas, por enquanto, aprendi que liquidificadores e macaxeira não combinam. Não devem habitar a mesma bancada e se houvesse algum bom senso nesse país, não seriam permitidos no mesmo ambiente.
Assim, determinada a acabar com o lobby bobozista da Arno, Electrolux e Walita, encontro a solução perfeita para satisfazer a necessidade (!!!!) por Bobós ao mesmo tempo em que preservo os eletrodomésticos da cozinha: o Bobózinho!
O Bobózinho consiste, em síntese, a um bobó no qual se substitui a mandioca (macaxeira ou aipim) pela mandioquinha (batata-baroa ou batata-salsa -sim, são a mesma coisa!), conforme pode ser acompanhado na receita que compartilho a seguir.

Rendimento – 4 a 5 porções
Tempo de preparo - 50 minutos

Ingredientes: 
800g a 1kg de mandioquinha
500g de camarão descascado
1 lata de tomates pelados (não usei o suco do tomate)
1 garafinha pequena de leite de coco (usei light)
1 cebola
1 pouquinho de azeite
4 dentes de alho para temperar o camarão
Sal e pimenta do reino a gosto
Cheiro verde a gosto
Um pouquinho de tabasco

Modo de Preparo:
Tempere os camarões com um pouco de sal e os alhos espremidos, ralados ou picadinhos. Descasque as mandioquinhas e cozinhe até que fiquem macias (em ponto de purê). Em seguida, bata-as no liquidificador com o leite de coco (na função pulsar, aos poucos, para não queimar!), o sal e a pimenta (experimentando pra ver se ficou bom). Em um frigideira grande (tipo Wok) com umas gotas de azeite, frite a cebola em cubinhos em fogo baixinho e, quando estiver transparente, a empurre para o canto da frigideira para fazer os camarões em fogo alto até que fiquem rosados (aos poucos, sempre cobrindo o fundo da frigideira e virando-os, para que não formem água). Retire os camarões da frigideira e os reserve em um prato. Abaixe o fogo, redistribua a cebola pela frigideira e acrescente os tomates cozinhando-os por uns 2 minutos. Adicione a mistura da mandioquinha com o leite de coco que estava no liquidificador à frigideira, misture bem e, por fim, devolva os camarões e acrescente o cheiro verde e a pimenta tabasco.

E aí está! Rapidinho você tem um Bobózinho saborosíssimo. Testado e aprovado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário