domingo, 26 de julho de 2015

OCTOPUS'S GARDEN (Polvo Grelhado ao Azeite de Açafrão)

Hello Everyone!

O texto de hoje é um texto sobre amizade e que devia ter sido publicado no dia do amigo (20 de julho!), mas eu tinha coisa melhor para fazer, então não foi.

Toda a nossa prática gastronômica parte de um princípio muito simples: faça seus amigos felizes com comida. Seguindo esse mantra, adoramos receber e fazer almoços e jantares para os nossos amigos, seja em Porto Alegre, Natal, Rio de Janeiro ou Porto Velho. E isso nos motiva a tentar fazer sempre pratos melhores, maiores, mais mirabolantes, mais inovadores e, porque não, pantagruélicos, que é uma palavra que eu não sei muito bem o que significa, mas me pareceu um adjetivo apropriado.

Percebam, dentre todas as milhares dezenas de pessoas que nós alimentamos ao longo dos anos, nós tínhamos uma pessoa que se dizia nossa grande admiradora, e que tinha um lugar todo especial no nosso coração. Tão especial que nós chegamos a fazer almoços de Páscoa especiais para essa pessoa. Erramos o dia de comer peixe, mas e daí? A intenção era boa. Enfim, o tipo de pessoa especial com quem se compartilha momentos especiais, cantando a música do jumento dos saltimbancos depois da meia noite.  Não quero citar nomes, então vamos chamar essa pessoa de... Fabiane (não é o nome real).


Ela ainda nos fez uma placa. Que agora será conhecida como a placa da traição.

Essa história trágica de amizade perdida começou justamente no dia em que resolvemos fazer polvo. Polvo é algo que é fácil de estragar ou ficar borrachudo, mas descobrimos uma receita prática para solucionar esse problema. E o resultado final foi glorioso: um polvo macio, mas com uma levíssima crosta por fora e um tempero suave que contemplava todo o esplendor do nobre molusco. Enfim, ficou bom bagarai.

E nós mal podíamos esperar para compartilhar com nossos amigos! Mil planos para colocar o polvo num jantar futuro. E mais, pensando: "Poxa, devíamos ter chamado a Fabiane hoje!". Foi então que mandamos fotos do prato final para os nossos amigos. Sim, nós somos o tipo de pessoa que usa o Whatsapp para isso. E qual foi a reação geral? Chutem, qual foi a reação?

"Muito exótico para mim"! "Deve ser bom, para quem gosta"! "Não curto polvo". "Confesso que não sei se tenho coragem rs." "Não gosto da textura dele, Di".

Vejam bem, tudo isso faz parte. Não se pode agradar a todos. A gente entende. Contudo, não estávamos preparados para a reação da nossa "maior admiradora":

"Já comi... mas não é nada d+ pra mim. Normal".

Retratado: a nossa reação ao comentário.

Essa é a pior coisa que ela já me fez. E olha que ela me deixou 4 dias internado no hospital com catapora. #truestory

Mas pouco importa. Juntamos os cacos do nosso coração partido e seguimos em frente. Encontramos novos amigos que adoraram o polvo. E aqui vai a receita, para os nossos novos amigos, para os amigos do polvo.
Um abraço com oito braços para todos os amigos do polvo!

Rendimento: 4 pessoas (contando acompanhamentos)
Tempo de preparo: 30 minutos (sem contar os acompanhamentos)

Ingredientes:

- 1 polvo inteiro de mais ou menos 1,2kg depois de limpo (ou 2 de 600g, ou 3 de 400g, ou 4 de 300g...);
- 1/2 limão siciliano;
- 1 cebola média;
- 2 folhas de louro;
- 100 ml de vinho branco seco;
- Azeite;
- Açafrão da terra em pó;
- 4 dentes grandes de alho;
Sal e pimenta do reino.
- Alecrim;
- 2 colheres de sopa de manteiga (pode ser clarificada);
- Amêndoas laminadas (opcional, mas agrega);
- Pimenta caiena (opcional)

Como fazer?

- Bom, contando que o seu polvo já foi limpo na peixaria, passe uma boa quantidade de água fria por ele, para limpar bem. Coloque-o na panela de pressão com meio limão siciliano, a cebola média descascada (cortando as pontas, mas sem picar ou fatiar), o louro e o vinho branco. Não precisa colocar água! Feche a panela de pressão e deixe cozinhando até pegar pressão. No momento em que pegar a pressão, conte 10 minutos (ou cronometre, se você não tiver paciência para ficar contando...). Deu 10 minutos, tire do fogo e esfrie a panela com água fria na pia, até perder a pressão, e abra a panela. O resultado final deve ser algo parecido com isso aqui:

Porém sem filtro. 

- Em uma vasilha pequena, coloque 80 ml de azeite, 2 dentes de alho fatiados, uma colher de chá de açafrão em pó e um pouco de alecrim. Se quiser, coloque uma pitada de pimenta caiena. Misture tudo bem: você vai usar essa mistura para pincelar o polvo quando ele estiver grelhando.
- Corte os tentáculos do polvo aproveitando o máximo que puder. A base dos tentáculos também tem uma carne bem macia e saborosa, corte-a em pedaços pequenos. A cabeça do polvo, se estiver bem limpa, também pode ir para a grelha (ela vai perder muito o tamanho). Apenas a parte perto da boca do polvo deve ser descartada.
- IMPORTANTE: NÃO JOGUE O CALDO FORA. Você vai usar algumas colheres dele para fazer o molho para o seu polvo; o restante, depois de devidamente peneirado, pode ser congelado para fazer excelentes risotos de frutos do mar.
- Se tiver uma churrasqueira dando sopa, use-a para grelhar o polvo. Caso contrário, aqueça uma bistequeira (ou mesmo uma boa frigideira) untada com azeite e coloque os tentáculos, alguns por vez. Pincele com a mistura de azeite com açafrão e tempere com sal e pimenta do reino cada tentáculo. Um minuto e vire. Pincele o outro lado, e mais um pouco de sal e pimenta do reino. Trinta segundos e retire da grelha. Faça isso, alguns pedaços por vez, até ter feito todos os pedaços.
- Para o molho, ponha as duas colheres de manteiga em uma frigideira em fogo baixo. Quando derreter, coloque os outros dois dentes de alho picados e, em seguida, as amêndoas laminadas (opcional). Quando o alho começar a dourar, acrescente umas 3-4 colheres de sopa do caldo do polvo, um pouco de sal e o que sobrar da mistura de azeite com açafrão que foi usada para grelhar o polvo e está pronto para ser servido junto ao polvo para dar um toque final!

Dicas de acompanhamentos: arroz branco é sempre bom, purê de mandioquinha (batata baroa ou batata salsa) e ervilhas tortas firmes arredondam bem o prato.

I'd ask my friends to come and see, an octopus' garden with me,
mas eles disseram que não gostam de polvo, então nunca mais
chamamos a Fabiane para almoçar nos sábados. 



2 comentários:

  1. Cada vez descubro mais maravilhas no blog de vocês! Gracias por compartir ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sem muito o que dizer, é a base perfeita para muitos outros pratos com polvo.

    ResponderExcluir