sexta-feira, 10 de julho de 2015

PANQUECA AMERICANA

Panquecas Americanas são um patrimônio do povo brasileiro. Criadas em 1858 por Eduardo Panqueca, na cidade de Americana-SP, um jovem estudante de direito que tentou fazer uma Torta de Limão para o café da manhã do Dia das Mães e fracassou miseravelmente, a Panqueca se tornou um item obrigatório no café da manhã nacional. Segundo o IBGEI (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas Inventadas), o brasileiro médio consome 967,25 panquecas por ano e, através da determinação do MEC, a panqueca se tornou obrigatória no menu do café da manhã dos estudantes de escola pública. (#truestory)


Nós absolutamente adoramos panquecas. Elas se tornaram uma tradição dos fins de semana, começando alguns meses atrás, no aniversário de 30 27 25 22 anos da Mog. É uma receita muito simples, fácil e preguiçosa, considerando que a panqueca é, nada mais nada menos, um bolo (cake) feito numa frigideira (pan).

Sua cara, agora. 
Mesmo sendo ridículo de fácil de fazer, alguns amigos morando fora compartilharam imagens de  preparos prontos para fazer panqueca. Alguns precisam apenas colocar ovos e leite, truque mais antigo do mundo para criar a ilusão de que você está cozinhando alguma coisa (dica: você não está). Outros sequer se dão ao trabalho de manter qualquer disfarce e atingem uma praticidade em um nível pouco acima do Cup Noodles e logo abaixo do Miojo comum.


Você coloca água até a marquinha, sacode e pronto. Créditos da foto: Fernanda Reichert.
Sim, a Fê faz panqueca assim. A pessoa é quase doutora e faz panqueca desse jeito. Entrego mesmo. 
Em terras brasileiras é até possível conseguir mix de panqueca americana do estilo "basta adicionar água". Mas, além de caros, achamos muito mais digno fazer a panqueca old school, a panqueca pancake, a panqueca de raiz, que ginga na frente do adversário e que ninguém mais faz mundo afora porque, convenhamos, basta adicionar água e dar uma sacudida...

Retratado: Nosso Mix de Panqueca. 

Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: Umas 6 panquecas que servem 2 pessoas normais, 1 pessoa com muita fome, 0,25 americano médio, 4 carolinas turcato.

Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de trigo (nível amador) ou 3/4 de xícara (nível profissional);
- 1 pitada de sal;
- 2,5 colher de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de fermento;
- 1 colher de sopa de manteiga derretida (pode ser manteiga clarificada, para os intolerantes a lactose)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (se não tiver, não tem problema);
- 120 ml de leite (sem lactose, para os intolerantes);
- 1 ovo.

Como fazer?



- Explicando a questão da farinha: todas as receitas vão te dizer para usar uma xícara, ou pouco mais do que isso. Ok, muito bom, muito lindo, a sua panqueca ficará uma delícia, você terá orgulho dela e vai ficar num formato bacana e pá. Legal. Mas, maaaas, mas, se você fizer com um pouquinho menos de farinha, 3/4 de xícara para ser mais preciso, a sua panqueca vai subir de nível assustadoramente. Vai ficar mais leve e mais saborosa. O problema: ela vai ficar mais molhada enquanto estiver crua e mais difícil de manipular/virar, etc. Se você já possuir o controle ninja para virar a panqueca e não se incomodar com algumas imperfeições no formato, então ótimo, go for it. Caso contrário, vá na versão de uma xícara, garanto que também vai ficar muito boa. Mas não tão boa quanto a versão 3/4, but whatever.

- Para começar, peneire a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em uma vasilha. Pode peneirar tudo junto, sem medo.
- Em outra vasilha, bata o ovo um pouquinho e adicione o leite, a essência de baunilha e a manteiga derretida. Misture tudo.
- Vá acrescentando aos poucos os ingredientes molhados nos ingredientes secos, misturando tudo bem. Quando já tiver colocado todos os molhados, bata bem até ficar uma massa homogênea.
-Na hora de fritar, muita calma. Fogo médio/médio-baixo (vai depender do seu fogão). Se tiver uma frigideira com bom teflon, use e não coloque mais nada! Se não, um pouco de manteiga para untar (uma colher de chá cheia já rola). Não invente de usar óleo de cozinha, vai ficar nojento.
- Use uma concha para colocar a massa na frigideira. Uma conchada para cada panqueca.
- Quando começar a borbulhar na parte de cima é hora de virar. Atenção porque não demora muito para começar a borbulhar (cerca de 1 minuto).

-Depois que virar, também é bem rápido. Mais uns 20-30 segundos e já deve dar para tirar, mas lembre-se que fogões e panelas vão variar o tempo de preparo. Quando a parte debaixo estiver num tom pardo médio, já está pronto.
-Sirva com: Maple Syrup (também conhecido por aqui como Xarope de Bordo), que é insanamente caro, ou com Xarope de Agave (que é um pouco caro, mas muuuito bom), ou calda de frutas (um tanto de geleia de sua preferência, um pouco de água, uns dois minutinhos de panela - a de frutas vermelhas fica diliça). Enfim, seja criativo com o acompanhamento!


Retratado: Felicidade.

Ah, e só mais uma coisa!



- Quer subir de nível com uma gordice muito gordosa????? Pique uns 50 gramas (ou 100) de chocolate (com ou sem lactose) e incorpore à massa. Vai ficar com uma textura de flocos. Frite normalmente. Com isso você terá... CHOCOLATE CHIPS PANCAKES!!!! Véi... assim... véi. Faça. Coma. Agradeça-me depois. 

Um comentário:

  1. OK, ok, vou me render à panqueca de verdade! Panqueca nível miojo não dá mesmo, vergonhoso, hahaha!
    Fernanda

    ResponderExcluir