quinta-feira, 23 de julho de 2015

LINGUINE COM VÔNGOLES E CAMARÕES

Há alguns anos, estava no Rio de Janeiro esperando alguém, em algum lugar, por algum tempo... é acho que não lembro muito bem dessa história. Mas relevem os dados e fatos imprecisos. Enfim, como eu precisava fazer hora, enquanto eu esperava a tal pessoa, resolvi entrar em uma livraria (que também não lembro qual era, mas tenho uma vaga lembrança que era a Travessa). Na época, estava lendo um livro daqueles que prendem a atenção - mas, óbvio, também não lembro qual era o livro. Isso tá pior do que contar um sonho, onde você vai aos poucos percebendo que as coisas simplesmente não se encaixam. Mas, voltando... Fiquei um tempão na livraria esperando, quieta, entretida com um livro que eu já tinha, e que, portanto, não iria comprar. Sei que quando estava saindo da livraria bateu um leve constrangimento de ter ficado abrigada ali por tanto tempo e sair sem despender nenhum centavo, que resolvi comprar um livro de massas e molhos. Dei uma olhadinha no livro e por muito tempo não o usei de fato. Até que um dia resolvi resgatar uma receita de lá e ficou incrível!


Do it. You won't regret.

Bem, é a única receita que usei do livro todo. Mas, já fizemos vááááárias vezes essa receita e diversas variações que ficam sempre tão, tão, tããão boas, que posso afirmar com certeza que o livro já se pagou fácil!!!

Rendimento: 6 pessoas
Tempo de Preparo: 1h

Ingredientes:

1 pacote (500g) de linguine (ou capeline, ou espaguete, ou...) 
4 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picadinha
1 lata de 400g de tomates promíscuos pelados picados (não usar o suco)
3 dentes de alho grandes picados, ralados ou amassados
4 colheres de salsinha fresca picada
sal e pimenta a gosto
800g de vôngoles com casca
1 copo de vinho branco seco
800g de camarão sem casca

Conheça o habitat dos vôngoles em Galos-RN. Algo que nasce em
um lugar paradisíaco desses não tem como não ser maravilhoso, né?!
Como fazer:

Tempere o camarão com sal, pimenta e um dente de alho. 
Aqueça uma frigideira grande (ou Wok pan)com 2 colheres de azeite e acrescente a cebola, refogando em fogo baixo até ficar transparente. Coloque as cebolas no cantinho da panela, aumente o fogo e dê uma rápida selada/fritada no camarão (esse processo leva uns 2 minutos para cada leva de camarão, mas não coloque muitos em cada leva, pois soltarão muita água e irão cozinhar ao invés de selar). Retire os camarões e reserve-os. Em seguida, adicione na frigideira com cebola o tomate picado, os outros 2 dentes de alho, 3 colheres de salsinha, sal e pimenta e cozinhe por cerca de 15 minutos.
Encare como um passa-tempo gostoso ou você vai
se irritar muito nessa etapa do processo.

Enquanto isso, aqueça uma panela com as outras 2 colheres de azeite, coloque os vôngoles com suas cascas lavadinhas e o vinho branco. Tampe e cozinhe por 5 minutos. Em seguida, abra as conchas, retire o molusco (este é um momento bastante terapêutico) e descarte as que não abrirem. RESERVE O CALDO DO COZIMENTO E ALGUMAS CONCHAS COM OS MOLUSCOS PARA DECORAR.

Acrescente meia xícara do caldo do cozimento dos vôngoles ao molho de tomate e cozinhe por mais 2 minutos. Acrescente os camarões e os vôngoles e cozinhe por outros 2 minutos. Verifique o tempero e acerte se preciso. 

Apaixonou? Neste dia foi servido para 9 doutorandos
 famintos, na pré inauguração do D&G (o nosso restaurante
 fictício, para quem ainda não sabe) sob o nome de:
Spaguetini contínuo ao vinho, com multiplicidade de vôngoles e camarões
Acrescente a massa recém-cozida e escorrida na frigideira, misture bem ao molho e decore com a colher remanescente de salsinha e os vôngoles na casca.

A ideia era tirar a foto antes, mas a fome era tanta
que só lembrei já no fim do prato. Ops!
  
PS: O que sobrar do caldo dos vôngoles pode ser guardado para fazer risotos depois.
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário