domingo, 12 de julho de 2015

DADINHOS DE TAPIOCA

A nossa história com Dadinhos de Tapioca é uma história de dois erros e um acerto. Para ser mais preciso, um erro, um acerto e depois outro erro. Mas vamos por partes. 

Não adianta inventar muita moda com dadinho de tapioca. Todas as nossas investigações pelas internets da vida indicaram apenas uma forma de fazer, com pouco espaço para manobra. Com o tempo, vamos experimentando e fazendo modificações, mas, por hora, temos uma excelente receita de aperitivo que é fácil, um pouco demorada, e muito gostosa. 

Ah, você não sabe o que é um Dadinho de Tapioca? Bom... é um quadradinho... tipo um dado. Feito com tapioca e queijo coalho. E é muito, muito bão, sendo uma excelente entrada estilo finger food


Dadinhos de Tapioca e sua inseparável amiga Geleia de Pimenta

Agora que você já foi devidamente apresentado ao Dadinho de Tapioca, podemos voltar ao inicio da história.
O primeiro erro aconteceu quando nós achamos que granulado de tapioca era a mesma coisa que goma de tapioca (não é, nem um pouco). O resultado do nosso dadinho com goma de tapioca ficou... diferente. Não necessariamente ruim, mas diferente. Diferente não como o David Bowie é diferente. Diferente mais no estilo Miley Cyrus. Simplesmente não funcionou.

Por favor, pare. 

Bom, outro dia fizemos uma segunda tentativa e deu certo! Muito certo. Tão certo que levou a um segundo erro: fizemos uma quantidade relativamente grande, para um grupo relativamente pequeno. E estava tão bom, que todo mundo (nós inclusive) foi se empanturrando de dadinho de tapioca com geleia de pimenta (e nachos com guacamole, mas isso é para outro post) e ao final, ninguém teve muito apetite para o prato principal. Foi bem tiro no pé. Foi ruim. Mas foi bom. 

Bom, sem mais delongas, a receita mais consagrada e prática de dadinho de tapioca:

Tempo de preparo: 4 horas (mas é bem fácil de fazer, demora mais tempo na geladeira)
Serve: cerca de 15 a 20 pessoas (como entrada) - Na ocasião, nós eramos 5... 

Ingredientes:
- 500g de queijo coalho ralado (grosso ou fino, mas não em pó como o "queijo ralado" sintético de supermercado)
- 500g de tapioca granulada (só para lembrar: tapioca granulada não é igual a goma de tapioca);
- 1 litro de leite;
- Sal e pimenta do reino a gosto.

Como fazer?
 - Numa vasilha grande, misture bem o queijo coalho ralado e a tapioca granulada, com as mãos mesmo, para sentir que ficou bem misturado;
- Numa panela grande, coloque o litro de leite, uma colher de chá de sal e pimenta do reino a gosto. Leve o leite a ferver. Assim que a espuma começar a subir, desligue o fogo.
- Desligado o fogo, jogue a mistura de tapioca granulada e queijo coalho na panela. Vá mexendo bem, observando o queijo derretendo aos poucos (queijo coalho nunca derrete muito) e formando uma pasta grossa não muito homogênea. 
- Pegue uma assadeira de tamanho médio, forre bem com filme de pvc em baixo e dos lados. Distribua a pasta pela assadeira. Use um papel manteiga (ou mesmo filme de PVC, mas é mais chato de fazer) por cima da pasta para uniformizar a distribuição, passando bem a mão pela parte de cima. A ideia é ocupar toda assadeira. É importante ser uma assadeira média: uma assadeira muito grande e a pasta vai ficar muito rasa, se for muito pequena, vai ficar muito grossa. Pense em uma profundidade de 2-3 cm. É importante fazer essa distribuição logo depois do processo de mistura no fogão: quando começar a esfriar, vai endurecer e vai ser bem mais difícil colocar na assadeira do jeito apropriado.
- Colocado a pasta na assadeira, leve para a geladeira por umas 3 horas. O resultado final é um bloco bem firme e uniforme. 
- Divida o bloco em duas metades (para ficar mais fácil de cortar) e comece a cortar os cubos: pense 3 cm de lado aproximadamente. É importante tentar deixar todos do mesmo tamanho (aviso: você não vai conseguir, mas vai dar certo mesmo que uns fiquem um pouco maiores do que os outros). 
- Enquanto corta os cubos, vá colocando em uma outra assadeira, lembrando de deixar um pouco de espaço (1-2cm) entre cada dadinho para o calor circular bem.  Provavelmente você precisará de umas duas assadeiras para colocar todos. Leve ao fogo médio-alto (pré-aquecido) por uns 40-50 minutos (vai depender do tempo do seu forno, talvez até mais), até que fiquem levemente dourados (alguns vão ficar mais brancos, outros mais tostados... eu não tenho preconceito). 
- Outra possibilidade mais rápida: frite os dadinhos em imersão. É bem mais rápido, mas faz mais sujeira na cozinha e não é tão saudável, mas é uma opção.
- Dadinhos prontos? Sirva com geleia de pimenta ou outros molhos agridoces de sua preferência. Com um bom molho thai também fica bom, assim como com chutney de frutas, como de açaí e manga. Enfim, seja criativo com o molho, mas a aposta mais segura é a geleia de pimenta. 

E aí, tem dado em casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário