terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SAGA DA LAGOSTA #1 - LAGOSTA GRELHADA COM MOLHO DE MANTEIGA


Uma vez a cada 57,5 luas minguantes somos brindados com exemplos extraordinários da força mística que constrói coisas belas. Há alguns que chamam de Deus, outros de Allah, alguns creem ser Arceus, Odim, o poder da natureza, Papai Noel ou, simplesmente, A Força. Chame como quiser, mas é fato que há um poder misterioso que intervém no universo disseminando a paz e a alegria para os homens de boa vontade. Isto pode se manifestar de muitas formas: como uma pessoa que te cede a frente em um trânsito caótico; quando um desconhecido faz um esforço para segurar a porta do elevador ao te ver chegando; ou quando alguém infinitamente mais necessitado que você paga a sua passagem de ônibus em Cuba porque a sua menor moeda é 40 vezes o valor da passagem e o motorista não tem como aceitá-la. Às vezes, estas representações podem parecer muito simples e esta entidade superior resolve provar sua existência te presenteando espontaneamente com 8kg de lagosta em pleno aeroporto. Cauda de lagosta, o que funkeiros em geral e Mr. Mix-a-lot concordam ser a melhor parte. 

"I like big butts and I cannot lie! You other brothers can't deny!"


Você leu certo. Oito quilos, 8000g caso não tenha ficado claro, ou o suficiente para alimentar um turista americano que goste de lagosta por 3 dias inteiros. 

Esses nobres crustáceos congelados e sem cabeça cruzaram o nosso caminho graças à benevolência de estranhos, que devido a incapacidade de prosseguirem viagem em posse destas adoráveis criaturas, nos ofereceram para abrigá-las em nossos estômagos com a condição de que fizéssemos bom uso culinário dos órfãos e postássemos os resultados no blog. De graça. Como uma doação. For Free. 0800. 

Isso não é um simples encontro fortuito, uma feliz coincidência. Mas um gesto de bondade e magnanimidade que ultrapassa o tempo e o espaço e une toda a humanidade em um momento de compaixão. Isso não se trata simplesmente de alguns quilos de proteína animal extremamente deliciosa. Isso é uma força maior, um espírito superior, falando conosco através de lagostas. Sem cabeça. Um verdadeiro milagre de Natal (isso não poderia ocorrer em Porto Alegre!).

É preciso dizer, estamos no meio da época do defeso da lagosta, que é algo EXTREMAMENTE IMPORTANTE para a espécie. SOB NENHUMA HIPÓTESE, cometa o erro de comprar lagosta fresca ou congelada sem a devida documentação entre o período de dezembro e maio - especialmente se planeja viajar de avião com o produto. Durante essa época, as lagostas estão fazendo um amorzinho gostoso para garantir que possamos continuar a comer lagosta por muitas gerações. A pesca e o comércio de lagosta durante esse período pode gerar multas pesadas e até prisão, portanto, muita atenção quanto à procedência! #ficaadica

D&G helps protect #lobsterlove
Para começar a agradecer, resolvemos ir devagar, em primeira marcha, ainda no modo easy, com uma receita super simples e igualmente deliciosa.

Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: Serve 3 pessoas (calma, não fizemos os 8kg de uma só vez!)

Ingredientes:
6 Caudas de lagosta;
1 limão siciliano;
2 dentes de alho; 
Salsinha a gosto;
Sal a gosto;





Modo de preparo:



Corte as lindas caudas longitudinalmente, lave se achar necessário e organize-as em uma grelha. Deixe-as ali por cerca de 15 min ou até que pareçam prontas. As cascas mudarão de coloração visivelmente, tornando-se avermelhadas.






              ANTES




                               
                                       DEPOIS










Para o molho, coloque parte da manteiga clarificada em uma frigideira ou panelinha e frite em fogo baixo o alho picado e as raspas da casca do limão siciliano. Quando o alho começar a dourar, acrescente o restante da manteiga, sal e uma colherinha de chá do suco do limão siciliano. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. 
Facim facim e maravilhoso!


ROCK LOBSTER!!!!


3 comentários:

  1. Moguita querida! Essas preciosidades so poderiam cair em suas habilidosas maozinhas! E portanto agora que estais fazendo maravilhas na cozinha! É um verdadeiro teste ...portanto crie, invente, nos surpreenda com essas gostosuras! Bisous et bon appétit !

    ResponderExcluir
  2. Adorei a panelinha! E a historia tb!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a panelinha! E a historia tb!

    ResponderExcluir