domingo, 17 de janeiro de 2016

SAGA DA LAGOSTA #2 - RISOTO DE CAUDA DE LAGOSTA COM CALDA DE MARACUJÁ

Ah lagosta! Tão nobre crustáceo que saiu dos mares direto para os nossos sonhos. Com escala em nossos pratos.


O desafio imposto para esse post era escrever a receita fazendo algum paralelo com o filme Macbeth, baseado na peça homônima de um escritor inglês meio underground, você provavelmente nunca ouviu falar. 
Porque é assim que nós fazemos as coisas por aqui: quer saber? Vamos escrever uma receita envolvendo lagosta e Macbeth, porque acabamos de sair do cinema e o risoto estava muito bom; então, porque não? Parece lógico.
A espontaneidade é a alma do processo de criar novas receitas. Permita-me caminhar o prezado leitor pelo processo:
 "Vamos fazer algo com lagosta?" "Vamos! O que?" "Não sei, mas quero lagosta." "Que tal risoto!?" "Bom! Mas acho que não tem arroz arbóreo em casa." "Hummm, o que mais poderia ser então?" "Tem macarrão. Se não tiver arroz arbóreo rolava então um macarrão com lagosta?" "Sim!" "Tem arroz! Que tal usar um sabor mais frutado?" "Tipo o que?" "Não sei, algo para combinar com o leve adocicado da lagosta..." "Que tal maracujá?" "Maracujá rola!" "Mas não tem maracujá... só tem seriguela, pitanga ou cajá." "Vai com cajá mesmo!" "Peraí, achei maracujá!" "Bem na hora! Mas e aí, usar o maracujá como caldo?" "Sim, mas queria fazer algo diferente, para valorizar a fruta... que tal uma calda?" "Calda em risoto? Estranho... será que funciona?" "Vamos tentar!" "Ok, cadê o vinho branco?" "Xiiiii, não tem... tem só vodka." "Vai, esse parágrafo já está muito longo, vamos de vodka mesmo". 

E assim nasceu essa receita que, de improviso em improviso, ficou absolutamente espetacular. Descobrimos nesse dia que dá para hidratar risoto com vodka em caso de desespero, que uma calda pode subir um risoto de nível e apenas confirmamos que qualquer coisa com lagosta fica extremamente delicioso. 

Os leitores mais atentos devem estar se perguntando: e o que afinal tudo isso tem a ver com Macbeth? E eu lhes respondo: absolutamente nada, mas cumprimos o desafio de citar o filme por aqui e para mim isso já está bom o suficiente. E o filme não é nada demais.

I have no words. My voice is my sword... MOTHERFUCKER!

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
- 1 maracujá;
- 3 dentes de alho;
- 1 cebola;
- 2 litros de fundo de legumes (cebola, cenoura, alho poró, um pouco de salsão, 1 alho, 1 pouquinho de alecrim e tomilho, uma folha de louro e um galho de salsinha - coloca os ingredientes com água fria até chegar perto de levantar fervura e depois deixe em fogo muito baixo por uns 30 min)
- 1kg de cauda de lagosta com casca (devidamente decapitadas);
- 200 ml de vodka;
- 1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo;
- Manteiga para finalizar, normal ou clarificada (para os intolerantes);
- Pimenta do reino, sal e noz moscada a gosto;
- 1 colher de sopa de salsinha picada;
- 2 colheres de sopa de açúcar;

Como fazer?
1) Prepare um fundo de legumes e cozinhe as lagostas com casca mesmo por uns 2-3 minutos, retire-as em seguida. Tire-as das cascas e jogue as cascas de volta no fundo.
2) Faça um suco com meio maracujá e coe (a outra metade do maracujá deixe separada para dar um toque na calda); 
3) Separe o suco coado em 2 partes. 
4) Em uma segunda panela, refogue as cebolas e alho. Depois, coloque o arroz arbóreo, mexa um pouco e adicione a vodka. Mexa até secar e acrescente a metade do suco do maracujá. Ao secar, comece a usar o fundo de legumes + cascas para hidratar o risoto, adicione o fundo aos poucos e mexa sempre, até que fique al dente (isso ocorre cerca de 20 minutos após começar a colocar o suco). 
5) Em paralelo, corte-as em pedaços, coloque um pouco de sal e dê uma salteada nas lagostas em uma frigideira com manteiga. 
6) Depois, coloque as lagostas já salteadas na panela do risoto e misture bem. 
7) Para finalizar, acerte o sal e a pimenta e inclua nós moscada e a salsinha. 
8) Mais em paralelo ainda, em outra panelinha, você vai colocar a outra metade do suco de maracujá que separou e aquela metade do maracujá, que tá com suas sementinhas inteiras, uma colherinha de manteiga e o açúcar. Mexa bem e deixe em fogo médio por uns 5 min após ferver. 
9) Acrescente o amido de milho diluído até atingir ponto de calda. 

Sirva a calda junto com o risoto, you will not regret!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário