quinta-feira, 5 de março de 2015

YIDDISH MOMMA: XACXUCA, CHAKCHOUKA OU SHAKSHOUKA


Essa seção está sendo estreada hoje. Sim, eu já tinha pensado em fazê-la há um tempo, mas tinha me faltado um peteleco final para começar a compartilhar as minhas diversas (mais de duas e, possivelmente, menos que quatro) receitas da alta gastronomia judaico-tradicional. Para inaugurar a seção, nada de gefilte fish ou kneidlach, vamos de shackchucca xaquixuka xackso chaksh shark chackshu shackxou XACXUCA!
Meu pai, bem antes de pensar em ser meu pai

Essa receita surge no blog neste 05/03/2015 em memória ao meu pai que hoje estaria completando 64 anos. Meu pai não era muito de aventurar-se cozinhando. Nas lembranças que tenho dele na cozinha ele normalmente está lavando a louça. No entanto, havia um prato que quando queríamos comer no jantar, era a ele que recorríamos: a xaquix chaquec shackshuo xacxuca



Devo confessar que durante uns 27 anos da minha vida eu achava que a shackchucca chaksh xacxuca era um prato familiar, que tivesse sido inventado pelos meus pais em algum momento da minha infância para nos fazer comer mais ovo, produto que abundava no kibbutz em que vivíamos. Afinal, se eu, morando no Nordeste do Brasil, falasse para qualquer amiguinho na escola que ia comer chaksh shark xacxuca, eu definitivamente seria motivo de piada pelo resto da minha vida escolar. No entanto, depois de muitos anos guardando este segredo e apresentando-o apenas para os amigos mais próximos, presentes no meu círculo de confiança, já morando em Porto Alegre, vou a restaurante de comida judaica e lá me deparo com ela, linda, vermelhinha e saborosa como sempre, com uma plaquinha de identificação abaixo: a chaquechuca shackshuo xacxuca! Lá se foi um mito. O danado do prato existia de fato e ultrapassava as fronteiras da minha casa (digita lá no Google, você vai ver, existe mesmo!). 
Mas então, vou deixar de lenga-lenga e contar como se faz este simples e delicioso prato.

Rendimento - Aqui vou estimar para 4 pessoas, mas é uma receita que se pode fazer tranquilamente para uma pessoa só (costumo calcular 2 ovos para cada).
Tempo de preparo: 15 minutos  

Ingredientes:
1 lata de tomate pelatti ou molho de tomate caseiro ou 6 tomates cortados em cubinhos;
1 fio de azeite para refogar;
1 cebola;
2 dentes de alho;
sal, açúcar, pimenta, manjericão e o que mais você quiser a gosto;
1/2 pimentão vermelho(é opcional. Eu nunca uso, pois odeio arrotar pimentão. Mas, aparentemente, a receia original leva);
8 ovos;
Fale 3 vezes, bem rápido: Xuxa, Sasha, Xacxuca e cachaça!

Modo de preparo: 
Corte a cebola em cubinhos e pique o alho. Refogue-os em uma frigideira grande e coloque o tomates pelatti (ou molho de tomate caseiro ou 6 tomates cortados em cubinhos). Tempere e, quando atingir o sabor desejado e estiver bem quente, acrescente os ovos sobre o molho. Coloque sal e pimenta rapidamente nos ovos e tampe a frigideira até que ovo esteja no ponto desejado. Eu curto com a gema ainda mole a a clara já toda bem branquinha. Sirva acompanhado de arroz branco. 
Enjoy!


Um comentário: