sábado, 31 de janeiro de 2015

RISOTO DE CAJU COM CAMARÃO

Como ganhei uns dias extra pelo Nordeste, vou aproveitar a inspiração que só a perfeita combinação dessa brisa marítima, das frutas tropicais e dos sempre presentes crustáceos nos proporcionam e compartilhar com vocês uma receita que não faço há algum tempo, mas que sempre agrada os presentes (ou lhes dá excelente capacidade de atuação).
Vista da varanda da minha mãe: maior cajueiro do MUNDO!!!

Antes de passar a receita, acho que devo contar um segredo a todos vocês que, até hoje, ainda não desistiram de ler o nosso blog. Não costuma ser fácil contar essas coisa assim, em público, mas acho que chegou o momento...
A cozinha do D&G, por mais que preze e defenda a fluidez e as (às vezes) exóticas combinações, enfrenta uma grande dificuldade: fazer tudo isso sem frutas... ou de modo que as frutas não fiquem com cara de fruta, nem com gosto de fruta e, principalmente, sem textura de fruta!
Pois é, sempre se expõe a minha intolerância à lactose e como é desafiador cozinhar pra mim, mas acho que chegou a hora de mostrar que as minhas limitações não são as piores que existem. Vou rasgar mesmo: há gente que escreve esse blog que não gosta da fruta, digo de fruta!!! 
Mulher-fruta 2009: Brasil, seu passado te condena!

A receita que apresentarei a seguir consegue superar este estigma. Mesmo levando fruta, tendo nome de fruta, textura, cheiro e gosto de fruta, conseguiu agradar a deuses Diegos e troianos. 

Rendimento: Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:

400g de arroz arbóreo;
1kg de caju fresco para a produção de 2 litro de suco de caju fervido para molhar o arroz durante o cozimento, separar e guardar o bagaço!;
500g de caju fatiado em lascas de 4cm;
600g de camarão descascado e temperado com sal e alho a gosto;
1 taça de vinho branco seco;
1 cebola fatiada bem fininha;
azeite  (a gosto);
sal  e pimenta do reino a gosto;
uma pitada de noz moscada;
50g de castanhas de caju em pedaços;
50g de castanha caju processada para decorar.

Cajueiro da vizinha, principal fornecedor de matéria prima para esta receita


Modo de preparo:

Prepare o suco de caju e peneire,  reservando o seu bagaço. Ponha o suco para ferver. Enquanto isso, passe o camarão temperado na frigideira com o azeite e reserve-o. Sele no teflon quente as lascas de caju e reserve-as. Doure a cebola no azeite e acrescente o arroz. Mexa por um minuto e acrescente o bagaço do caju. Mexa por mais um minuto. Acrescente a o vinho, mexendo sempre até secar (deve ser em fogo alto). Acrescente,  conforme a necessidade, conchas sucessivas com suco de caju quente. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada. Não pare de mexer e vá regando à medida que o arroz ainda estiver duro. Quando o arroz estiver cremoso e al dente, jogue o camarão, as lascas de caju e as castanhas em pedaços. Sirva quente! Deixe separado em uma vasilha a castanha de caju processada para ser polvilhada conforme a vontade do freguês.


The real deal acompanhado de couve crocante (que em breve terá receita aqui!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário