sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MAMINHA ASSADA

Ow. Vocês ainda estão aí?

Depois de um breve período de recesso de férias em Natal, estudando com muito cuidado as diversas técnicas de preparo de camarão, as nuances do sabor, os diferentes tipos de molho, podemos dizer que atingimos todo um outro nível técnico na arte de preparar comer camarão.


Potiguar: "comedor de camarão" em uma língua que tem muita sorte de ter um termo específico para isso. 
Mas esse post não é para falar sobre camarão, muito pelo contrário. É hora de limpar o sistema, retornar a terras gaudérias. Vamos pensar em carne, a gloriosa e suculenta carne assada, fácil, prática, confiável e que serve de 4-6 pessoas dependendo do tamanho das pessoas. Ou um americano médio. Ou 15 Carolinas Turcato (sério). 

Bom, a receita é muito simples e foi criada descoberta adaptada por nós após sermos colocados em uma situação de criatividade necessária enquanto visitando a casa de parentes: uma maminha na geladeira, alguns ingredientes e teviraprafazeralmoçobeijomeliga. 

Tempo de preparo: 20 minutos (mais 1h30 de forno)
Rendimento: 6 pessoas normais, 1 americano médio ou 15 Carolinas Turcato.

Ingredientes:

- Uma peça de maminha de 1kg (o tamanho da peça também vai influenciar no rendimento, obviamente);
-1/2 xícara de manjericão fresco picado;
-1/2 ramo de alecrim fresco;
-1 pimenta dedo de moça picada sem as sementes;
- 3 colheres de sopa de shoyo;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 3 dentes de alho picados;
- 4 batatas;
- 10 champignons frescos (vulgo Cogumelo Paris);
- 1 taça de vinho tinto
- 2 cenouras;
- Sal e pimenta do reino a gosto.

Como fazer?

- Retire a gordura da maminha e reserve (deixe a gordura se estiver servindo o americano médio);
- Misture o shoyo, o azeite, o manjericão picado, a pimenta picada e o alecrim fresco. Esta é a base do molho. Um pouco de pimenta do reino ajuda a dar sabor. Não precisa ter medo da pimenta dedo de moça! Sem as sementes a pimenta é praticamente só sabor, não vai arder, juro prometo. O shoyo já dá conta em termos de sal, mas se realmente não tiver problema de hipertensão na família, pode colocar um pouco mais.
- Tempere a maminha com o molho base e coloque na assadeira.
- Corte a cenoura como preferir (rodelas, cubinhos, tiras, pentágonos) e a batata (pense cubos médios) e coloque na assadeira em volta da carne. Regue-os com azeite, um pouco de sal e pimenta do reino. 
-Limpe bem os cogumelos, coloque uma vasilha e regue com o vinho tinto, um pouco de sal e pimenta do reino. Mexa bem para que todos peguem sabor. 
- Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 1h - se seu forno for muito quente, cheque aos 40 minutos. Depois, retire o papel alumínio, coloque os cogumelos e deixe por mais 30 minutos. 
- Carne pronta? Coloque um fio de azeite em uma frigideira e frite o alho até ficar crocante (mas não queimado! Cuidado! O ponto é um branco sujo-marrom leve). Na hora de servir a carne, jogue o alho por cima. 


Nesse dia esquecemos de colocar o alho. Não se preocupe, você também esquecerá. 





2 comentários:

  1. Boa tarde, estou com uma duvida sobre o rendime to dessa receita. Até quantas Dandas serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, serve umas oito Dandas e vai sobrar certo, pq não importa o tamanho da porção, Amanda sempre vai deixar uma pontinha que seja no prato...

      Excluir