sábado, 25 de junho de 2016

DIA DOS NAMORADOS FORA DE ÉPOCA (PARTE II): PULPO AL OLIVO


Como fui eu quem propus o tema desse jantar, devo explicar o que me instigou. Há alguns poucos meses, futricando uma livraria, nos deparamos com um livro só de receitas peruanas. Brilhinho nos olhos nos define até vermos o preço... devolvemos para a prateleira. Alguns dias depois fui pesquisar o preço de um outro livro na internet e resolvi dar uma checadinha em quanto estava esse também... ele estava metade do preço da livraria e não resisti. Enfim, um jantar de dia dos namorados me pareceu um bom momento para a sua estreia. 
Juro que não sugeri o tema para poder ter piadocas prontas para quatro posts!. Tanto eu quanto o Di temos boas memórias do Peru e de sua gastronomia. Comer muito bem e ter opção de fazer isso pagando pouco. Refeições completas, com sopa de entrada, um bom prato regional e ainda um copão de chicha morada me forraram bem durante os 20 dias que passei no Peru há cerca de 6 anos, sem falar da fartura e capricho das refeições preparadas pelos multitask porteadores durante o caminho Inca que além de fazerem aquela senhora caminhada, numa baita altitude, ainda carregavam 50-70kg nas costas, montavam o acampamento e nos aguardavam com a comida pronta. Às vezes desconfiava da existência de algum atalho, pois aquilo não me parecia possível. E o ceviche, sempre bem vindo ceviche que tanto amamos... enfim, o Peru nos faz feliz!
Mas, indo ao que interessa, como somos sempre muito regrados, o segundo post dessa série vai trazer a receita da entrada. Antes disso é importante ressaltar que não íamos fazer entrada, até porque não é justo quem faz o prato principal ainda ter que fazer a entrada, mas como além de regrada, organizada e justa sou muito decidida, não consegui até o último segundo escolher o que ia preparar, resolvi que seria legal fazer uma entrada também, para suprir o meu desejo de fazer várias receitas e não conseguir optar por apenas uma. 
Quem me conhece ou já leu alguns posts desse blog sabe que tenho um xodó super especial por frutos do mar e um dos protagonistas desse meu doce afeto é o tentaculoso polvo. Portanto, a receita que coloco a seguir é a deste belo molusco com molho de azeitonas pretas, o famoso Pulpo al Olivo.


As azeitonas estão implícitas. E no molho. 


Tempo de preparo: 40min (com panela de pressão) ou 1h30 (sem panela de pressão)
Rendimento: 2 porções 

Ingredientes:
(Para o preparo do Polvo)
300g de tentáculos de polvo
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
6 grãos de pimenta do reino

(Para o Molho de Azeitona)
1 gema
1 colher (sopa) de suco de limão
100ml de óleo vegetal (soja, canola ou girassol)
50ml de azeite de oliva
60g de azeitonas pretas (peso delas com semente)

(Para a finalização)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de alcaparras em conserva lavadas
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
pimenta a gosto

Modo de preparo:
(Polvo)
Coloque em uma panela os alhos, pimenta e louro em água até que levante fervura. Em seguida, coloque os tentáculos de polvo e tampe cozinhando por cerca de 1h ou até que estejam macios. Caso faça na pressão, conte 10 minutos a partir do momento que pegar pressão. Retire os tentáculos da água e leve à geladeira para que fiquem mais firmes e fáceis de fatiar.

(Molho de Azeitona)
Bata a gema (de preferência com mixer ou batedeira, mas os guerreiros podem fazer no fuet - batedor de arame - e, os mais guerreiros ainda, no garfo) até que ela aumente um pouco o volume e clareie levemente. Vá adicionando os óleos aos poucos e siga batendo sem parar. Processe as azeitonas com o suco de limão e passe em uma peneira (para que o molho fique homogêneo) adicionando-os à mistura. Bata mais um pouco para incorporar bem. Fica com a textura de uma maionese.

 (Montagem do prato)
Organize o polvo laminado em um prato, tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o molho de azeitona e o azeite de oliva e finalize com as alcaparras e a salsinha.

(Para comer)
Convide-me!!!


Funciona como uma excelente entrada ou prato principal ou sobremesa ou lanche da tarde ou como substituto à salada. E é sempre uma ótima aposta para comer a dois, ou a um ou a três ou a quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário