domingo, 19 de junho de 2016

DIA DOS NAMORADOS FORA DE ÉPOCA - PARTE I - O DESAFIO

Então, Dia dos Namorados foi na semana passada. Curtiu o Dia dos Namorados? Foi indiferente ao Dia dos Namorados? Passou raiva no Dia dos Namorados? Se sentiu só no Dia dos Namorados?
Que bom.


Dia dos Namorados 2016, que caiu num domingo (oh god why?), foi transferido nessa casa para o dia 18 de junho por um motivo muito simples: visitas parentais, o que atrapalhava os planos românticos a dois. Portanto, escrevemos esse post no dia seguinte ao Dia dos Namorados D & G 2016. Afinal, quem disse que o Dia dos Namorados precisa ser todo ano num dia certinho? A Junta Comercial? Todos os melhores feriados caem em datas variáveis - Carnaval, Páscoa, Corpus Christi, Hanukkah, estréia do novo filme de Star Wars, dia de tomar banho no inverno. Porque não eleger a data para comemorar o Dia dos Namorados que seja mais compatível com a agenda dos dois para curtir em paz, sossegados, sem se preocupar com o prazo que estoura no dia seguinte, ciclo menstrual ou acordar cedo no outro dia de manhã?

E isso nos leva a uma outra questão: procurou restaurante para curtir a data a dois? Porque?!? Restaurantes superlotados, horas de espera por uma mesa, caçar vagas em restaurantes pela cidade, menus especiais inflacionados... Comemorar dia dos namorados em um restaurante é garantia de stress e stress não é algo romântico. A não ser que vocês tenha um fetiche por stress, sei lá. D & G apoia toda forma de amor. 

Nada diz "eu te amo" quando se divide um ambiente com centenas de pessoas. 
Desde o nosso primeiro dia dos namorados, em 2014, nós já tínhamos tomado uma decisão muito clara de que a data deveria ser comemorada em casa, com um jantarzinho a dois. Fugir do programa de índio de cinema/restaurante/motel era fundamental, evitando longas filas e raivas. E assim foi feito naquele ano.

Mas foi em 2015 que surgiu uma revolução: comprar presente do dia dos namorados também é uma dor de cabeça. Você quer dar algo legal, mas além da questão dinheiro, escolher um presente original e diferente também é algo difícil. 

Foi aí que decidimos: nada de presentes no dia dos namorados. Ao invés disso, um sorteio para decidir quem ia fazer o que no jantar especial, com a condição de a) ser algo novo e original; b) ser feito em segredo e caráter de surpresa. 

Nesse primeiro ano, o Di ficou com o prato principal (uma paleta de cordeiro cozida no vinho) e a Mog com a sobremesa (mousse de chocolate com curd de limão). Sukcess!!! Muitas felicidades e um bom dia dos namorados foi celebrado! Mas nesse entremeio, muito stress rolou acerca do planejamento solitário de cada receita, muita vontade de trocar ideias, tirar dúvidas, consultar um ao outro, naquela relação de amor e parceria que D & G is all about. 

Estratégia para manter segredo dividindo a mesma cozinha. 

Portanto, para o ano de 2016, uma nova evolução na proposta: nada mais de segredo, embora cada um ficasse responsável por escolher, planejar e executar o prato, consultas e trocas estavam livres. Segunda adaptação: para fazer uma refeição que combine melhor entrada, prato principal e sobremesa, um tema seria escolhido.

Bom, com o sorteio ficou decidido que o Di ficaria com a sobremesa e a Mog com o prato principal. (Nota do Di: o sorteio foi feito no escuro, em que eu tinha que escolher a mão em que ela estava segurando um fio de cabelo. I think she cheated. Nota da Mog: No, I didn't.).

Passando para a escolha dos temas: cada um escolheria 3 temas diferentes e o sorteio seria feito no esquema de papeizinhos. Bom, os temas propostos pelo Di foram: Cinema, Espanha e 'MURICA (America, só que mais gordo). Os temas da Mog: Peru, Tailândia e França. A princípio, cada um tinha direito a um veto, mas decidimos que não precisávamos.

O primeiro resultado: 'MURICA. Mog decidiu que a regra do veto era uma boa ideia, e resolveu vetar.

Segundo resultado: Tailândia. Di lembrou que uma sobremesa tailandesa provavelmente levaria muitas frutas, aproveitou o precedente e exerceu o poder de veto.

Ok, próximo sorteiro seria para valer. Resultado: Peru!

Ou seja, esse lenga lenga todo foi para introduzir os três posts que vão falar dos pratos que preparamos para o nosso Dia dos Namorados, em que passamos buscando sentir o sabor do Peru na nossa casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário