sexta-feira, 9 de outubro de 2015

BOLO DE CENOURA COM GOTAS DE CHOCOLATE (OU NÃO ;))

  "Hoje virei a página do meu diário
por temer a escrita do amanhã"
(Poema "Covarde" de Edison Boeira, 2009)

Antes de qualquer coisa, precisamos pedir desculpas pelo longo período sem fazermos qualquer postagem. Estamos bem, continuamos nos alimentando bem e amando cozinhar, desbravar e descobrir possibilidades culinárias. Estamos apenas indisciplinados para compartilhar as receitas por aqui. Mas esse não é o tema desse post. Apenas um adendo que achei pertinente.

***

 "O príncipe de tua vida
pode ser um sapo.
Terás que procurar.
Quando encontrares, 
com muito carinho,
sem asco...
Beijar."
(Poema "Nojo" de Edison Boeira, 2009)


Sem legenda. Se quer entender, leia o post todo.

Nesse post, queria compartilhar (além de uma receita delícia de bolo de cenoura) uma descoberta interessante desta semana. Morando há pouco mais de dois anos e meio em Porto Alegre, adorando receber visitas e dar a elas autonomia para entrar em casa quando quiserem, e sendo uma pessoa cabeça de vento o suficiente para perder as chaves de casa com frequência e nem sempre encontrá-las de volta, posso dizer que já tenho um chaveiro cativo em terra gaudéria. Confesso que até hoje não sabia o seu nome, mas as suas feições já poderiam ser reconhecidas se o visse em outros contextos. O seu local de trabalho é uma pequena banquinha de metal situada no centro histórico, de frente a um "super" (sim, supermercado aqui é chamado assim). Sempre que precisei de cópias, durante esse período, fui nessa banquinha. Se a cópia não ficava precisa, voltava lá e eles refaziam, ajeitavam, davam mais uma aprumada, uma lixadinha... Meu contato com o seu Edison e com o Luciano (seu sobrinho) se restringe a esses momentos de interação bastante pontuais. Nos minutinhos de espera para a chave ficar pronta, chamava-me a atenção a presença de alguns livros (uns 6) na bancada. Ficava intrigada com a presença descontextualizada daqueles livros ali. Mas nunca o suficiente para questionar algo a respeito. No entanto, essa semana, atentei para uma coisa que, até então, nunca havia notado. Aqueles livros eram de um mesmo autor. E seu sobrenome - Boeira - estampava a fachada da banca Boeira Chaves. Nesse dia, quem me atendia era o Luciano e resolvi perguntar: "Aquele senhor que trabalha aqui é seu pai? Ele também é escritor???". E foi assim que descobri que por trás da carcaça do chaveiro sério e experiente, havia um doce e delicado poeta. 

  "Queria trocar
cada objeto que tenho.
A meia, o sapato,
o sofá, a cortina
o imóvel, o automóvel,
a grandeza, a triste sina...
Por um olhar teu.
Por um beijo teu.
Por um filho nosso."
(Poema "Proposta" de Edison Boeira, 2009)

Não hesitei nem um segundo e, em um lampejo de cara-de-pau, pedi: "Você se importaria de me emprestar algum desses livros. Eu prometo que depois venho aqui devolver." O sobrinho me olhou com uma leve desconfiança frente ao pedido inusitado (talvez abusado) e me passou um livro fininho de poemas intitulado "O poeta, o sapo e o prato do dia". A atenção e precisão que necessita ter com suas chaves, Edison tem também com suas palavras. E foram essas palavras, meticulosamente escolhidas, lapidadas, polidas, ajeitadas e aprumadas que adoçaram a minha tarde chuvosa.  

  "Se queres um caminho novo
e não consegue encontrá-lo,
pergunta ao teu consciente
se, só vivendo o presente,
não vais com excesso atrasá-lo"
(Poema "Ponderar" de Edison Boeira, 2009)

Para acompanhar os poemas: bolo de cenoura com gotas de chocolate. Para agradecer pelos poemas: bolo de cenoura com gotas de chocolate.
Para quem ficou com água na boca: bolo de cenoura com gotas de chocolate. 

  "Tenho medo que a soma 
de tudo que tenho
não seja suficiente
para pagar
a primeira
parcela."
(Poema "Conta" de Edison Boeira, 2009)

Rendimento: 15 boas fatias ou 15 cupcakes
Tempo de preparo: 1 hora 

Ingrediente:
4 cenouras
0,5 xícara de óleo
3 ovos

2 xícaras de farinha
1,5 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento
200g de chocolate em barra (usei o meio amargo que não tinha leite na composição)

Modo de preparo:
Lave e descasque as cenouras, descartando as pontas, e corte-as em rodelas grandes (umas 4 ou 5 cada cenoura). Coloque as cenouras, o óleo e os ovos no liquidificador e bata. Eu costumo não bater muito, pois gosto de ver os pedacinhos da cenoura. Mas fica ao gosto de cada um. Despeje o esse creme em um outro recipiente misturando-o ao açúcar e à farinha com uma espátula. Acrescente o fermento e misture novamente bem. Por fim, pique a barra de chocolate e adicione à mistura. Coloque em uma assadeira untada ou em forminhas de cupcake e leve ao forno pré-aquecido a 220°C por 20 a 30 minutos, verificando com um palito de dentes quando ele está pronto (deve sair sujo de chocolate, mas não de massa de bolo). E bom apetite!

OBS: Esta receita também funciona sem gotas de chocolate e com ou sem cobertura.    


 "Tu que estás aí parado,
lendo esta poesia,
cumprimenta os vizinhos ao lado.
Sorria.
Perfeito
Vai ser bom,
vai ser ótimo
o teu, o meu,
os nossos dias."
(Poema "Feliz" de Edison Boeira, 2009)

2 comentários: