quarta-feira, 1 de abril de 2015

RAPIDINHAS: WRAP COM BROTO DE DE GIRASSOL


Viver em Porto Alegre me fez desenvolver alguns costumes que tenho certeza que se não levá-los comigo para onde quer que eu vá algum dia, farão certamente muita falta. Não, não estou dizendo que estou indo embora de Poa, and that's not the point! O que quero dizer é que gosto muito de, por exemplo: 
1) Morar na região central da cidade e poder me locomover a pé ou de bici;
2) Chamar bicicleta de bici (agora que já me acostumei, porque no começo soava mega estranho);
3) Dormir com manta térmica (porque precisamos aproveitar o que há de bom no inverno);
4) Ter bem pertinho o Mercado Público, cheio de delícias - temperos, carnes, frutos do mar, frios finamente fatiados na hora, chás, geleias...;
5) A cultura de ir a parques no findi (afinal, quem não tem praia caça com parques);
6) E, last but not least, o hábito semanal de ir à feira.   

Pois é, todas as terças-feiras adquirimos o saudável costume de ir à feira. Não é uma feira orgânica, o que deixaria esse post mais politicamente correto, mas é uma feira que inicia ao final da tarde e encerra pouco após as 20h e que é super no caminho da universidade pra casa, o que torna a vida muito mais conveniente. Não sei se todos concordarão comigo, mas acho incrível ter a geladeira repleta de legumes, verduras e frutas fresquinhas (mesmo não sabendo a diferença entre os dois primeiros), inclusive alface (que normalmente permanece intacto na geladeira até a semana seguinte). Como costumamos ir sempre à feira, em algumas barracas já nos conhecem, sabem o que gostamos de comprar, como gostamos e nos questionam se viajamos ou ficamos doentes quando deixamos de aparecer alguma semana. É muito legal.
Mas, como para nós, adeptos à culinária rizomática, tudo que entra na rotina vai perdendo um pouco da graça, instituímos, há um tempinho, uma regra. Não. Um desafio, que soa mais bonito. Toda semana precisamos comprar alguma coisa nova. Pode ser algo totalmente desconhecido ou algo que simplesmente não temos o costume de comprar. Às vezes é um tanto perturbador caminhar de um lado a outro da feira buscando algo novo, quase se rendendo a comprar um pimentão. Mas, de modo geral, temos feito algumas descobertas bem bacanas, como a lentilha vermelha, a ainda pouco explorada acelga, o maldito parmesão uruguaio ou os deliciosos brotos de girassol.
Então, a receita é muito, muito, muuuuito simples, depois que vc encontrar onde vende broto de girassol. Aqui descobrimos na barraca dos chineses da feira das terças do Largo Epatur. 
Antes da receita, acho que a barraca dos chineses merece um paragrafo adicional. Os produtos lá são diversos: de grãos, chás, gengibre, sushi, rolinho primavera, guiozas, pão de ló macio como bunda de bebê de comercial de fraldas, hashi, wassabi e amendoim, até broto de feijão e de girassol. Os chineses, um casal de 50 e poucos e um filho de 20 e tantos se revesam lá de modo que sempre tenham dois atendendo. Todos falam como os chineses falam nas piadinhas que fazemos com chineses e sempre dão dicas de como devemos preparar ou usar os itens lá adquiridos ("água fevida, quinzi minuto"), acrescidos sempre de algum adjetivo superlativo ao fim - "muito gostoso", "muito balato". Eles sempre estão divulgando os seus produtos para que levemos o máximo possível, exceto um dia que quis comprar um arroz e a chinesinha me convenceu que eu não conseguiria fazê-lo e que era "muito difícil" e "muito calo".   

Há fortes suspeitas de que o jeito de falar seja mero marketing.
Aposto que eles são lá de Caxias.
Rendimento: Porções individuais
Tempo de preparo: "muito lápido"
   
Ingredientes:

-Wrap
-Tomatinhos cereja
-Queijo Mussarela (ou minarela* para os intolerantes à lactose)
-"Bloto de gilassol"

*queijo minarela é como apelidamos o queijo minas da Lacfree que derrete como mussarela e tem cara e gosto de mussarela.

Como fazer?

Coloque a massa do wrap em uma frigideira até que um dos lados comece a dourar. Nesse momento, vire o wrap e acrescente o queijo para derreter sobre metade do lado já dourado enquanto o outro doura em fogo baixo pra não queimar. Acrescente os tomatinhos
"Wlap na fligideila"
cereja cortados em rodelinhas e os brotos de girassol sobre o queijo. Dobre o wrap ao meio e devore-o. Fica "muito gostoso"!

Também fica delícia incluindo cogumelos mágicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário