quarta-feira, 14 de setembro de 2016

GELEIA DE PIMENTA

Se assembleia perdeu o acento geleia também perdeu, né?


Então, primeiramente, #forageleiasindustrializadas. Dito isso, gostaria de lembrar que há pouco mais de um mês escrevemos por aqui sobre a delícia que é ir à feira (o que já um assunto reincidente, diga-se de passagem), e sobre todo o amor que existe no processo de preparar quitutes com as frutas e legumes fresquinhos que a feira nos fornece. 
Ao divulgarmos aquela postagem que incluía uma receita de geleia de morango, um dos nossos leitores assíduos fez um request de que compartilhássemos também uma receitinha camarada de geleia de pimenta. Quem nos conhece sabe que não precisa pedir muito para que nos empolguemos para correr para cozinha e nos aventurarmos em novas descobertas. Então, acolhendo o pedido, fiz um primeiro teste e levei uma amostrinha para o nosso leitor e fã incondicional provar e dar o seu parecer. 
Antecipo que eu curti bastante o resultado. Muito fácil e rápido de fazer e achei que ficou super delícia. Já o nosso leitor cobaia achou que poderia ficar mais spicy. Desconsiderando o dito popular, em sua compreensão mais literal, de que "pimenta no furico dos outros é refresco", optei por compartilhar com vocês a receita que fiz (e até já repeti!) e quem quiser turbinar fica livre pra colocar mais pimentas ou até umas malaguetas.

Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 300g

Ingredientes:



4 pimentas dedo de moça (ou menos para os sensíveis, ou mais para os ousados) 
1 maçã grande
1 xícara de açúcar
1 xícara de suco de laranja peneirado
2 dentes de alho descascados
1 pitada de sal



Retire as ranhuras e sementes das pimentas e pique-as. Sugiro fazer esse processo com luvas, ou tomar cuidado onde vai encostar depois. Sério!




Obs: se quiser mais picante, experimente não descartar as ranhuras e sementes.) 




Em seguida, descasque a maçã e rale-a (experimentei ralar na parte grossa e na parte fina e preferi o resultado com o fino). Tente retirar a casca de modo que fique mais inteirinha, pois iremos usá-la.



Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio por 20 minutos sem mexer. Desligue o fogo e pesque os alhos e a casca da maçã. Guarde em um vidro esterilizado e conserve na geladeira.

Dicas/Observações:
1) Usamos a casca da maçã também pois é onde encontra-se a maior quantidade de pectina, ingrediente essencial para a produção de geleias.
2) Quando você desligar o fogo a geleia ainda estará mole. O ponto vai se dando conforme ela esfria; então não tente deixar mais tempo até obter o ponto desejado, pois quando esfriar você terá um pirulito puxa-puxa daqueles comprados no sinal em formato de guarda-chuva.
3) Para esterilizar os vidros, lave-os bem e extraia os rótulos (se tiver). Em seguida, coloque-os em água fervente por 10 minutos. Dado esse tempo, ponha para escorrer a água com a boca para baixo sobre um pano limpo e termine de secá-los em forno bem baixo (110oC) por mais 10 minutos, com a boca virada pra cima. As tampas de metal devem ser fervidas também, mas por menos tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário